ABANDONO INFANTIL PROVOCA DANOS CEREBRAIS

O abandono infantil pode provocar danos cerebrais graves!

Segundo Robert Scaer, o trauma provoca uma redução do hipocampo, ocasionando uma diminuição da capacidade de absorver novas informações. Isto acontece porque a área de “broca”, responsável pela fala é afetada, com isto as terapias que são cognitivas se tornam ineficazes para abordar os traumas.

Constatou-se que os hemisférios esquerdos de pacientes que sofreram abusos emocionais não desenvolveram igual ao direito. De acordo com a psicóloga Heloisa Garbugli, “Crianças que são submetidas a abusos ou abandono, as partes centrais do corpo caloso ficam significativamente menores. Sendo que o abandono tem um efeito muito maior do que qualquer outro mau trato”.

Vale ainda destacar um importante estudo do Hospital de Crianças de Boston, da Universidade de Harvard, com crianças neglicenciadas em abrigos da Romênia, que tiveram redução da capacidade linguística e mental (Na foto, crianças romenas em orfanato.Divulgação/Romanian Children’s Relief).

Segundo Joana Bick, autora principal do estudo, teria sido constatada a forte associação entre a negligência na infância e integridade do corpo caloso e dos intervalos do circuito límbico no processamento sensorial e em outras áreas.

(Trecho do livro ABANDONO AFETIVO – O Dever de cuidado e a Responsabilidade Civil por abandono de filhos, autor Charles Bicca, 2015, Edit. OWL, pg.64/65, em www.owleditora.com.br)

ANUNCIE AQUI e apoie essa causa!

Publicações relacionadas